Sistema de Notícias
Publicação

GENTÓLOGO. A expressão que aprendi há alguns anos em uma palestra e que incorporei definitivamente ao meu dicionário é, na minha opinião, a resposta para a maioria das questões com as quais nos deparamos hoje.

Gentóloga é aquela pessoa que gosta de gente, que entende de gente. Seu oposto é a COISÓLOGA, aquela que gosta de coisas e só fala de coisas.

Num momento em que somos atropelados por um sem fim de informações e de compromissos, numa época em que a competitividade exagerada nos faz mergulhar cada vez mais em nós mesmos, o ambiente fica mais propício para o aparecimento dos coisólogos.

Coisas são mais fáceis, mais previsíveis. A maioria das coisas não muda, não exige compromisso e, principalmente, não nos questiona.

Mas, para infelicidade dos coisólogos, o mundo é feito de gente, as empresas são feitas de gente e são nas pessoas que os relacionamentos se apóiam.

Quantas vezes nos deparamos, nas nossas organizações, com “líderes” e gestores que não entendem nada de gente?

Já está mais do que na hora de entendermos que as coisas (empresas, produtos, serviços, resultados, etc.) só existem pelas pessoas e através das pessoas.

Não existe planejamento estratégico ou campanha de marketing que resista a uma equipe desmotivada, mal informada ou descomprometida.

É preciso que nossas empresas, urgentemente, tirem do papel a preocupação com os colaboradores.

De que adianta um maravilhoso programa de qualidade de vida, se no dia-a-dia os profissionais vivem num inferno, não se comunicam, não se sentem valorizados ou sequer se sentem parte da empresa.

Por isso, se você quer ser um líder de verdade, lembre-se: você lidera pessoas. Pessoas que sentem, que sonham, que se decepcionam, que se motivam, que acertam e que erram. Pessoas como você.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator