Sistema de Notícias
Publicação

A experiência esportiva nos traz inúmeras lições. Recordo-me de um fato que marcou a história dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, a atleta Poliana Okimoto conquistou a medalha de prata na maratona aquática. Todos os noticiários esportivos narraram a saga da nadadora e lamentaram a perda do ouro por uma braçada.

A própria Poliana comentou que uma onda e um pequeno erro no último movimento da prova impediram a vitória inédita.

Mas que lição podemos tirar desta triste experiência?

A maratona aquática é uma prova de 10 km. Se considerarmos que cada braçada faz o nadador avançar cerca de 1m, a prova tem cerca de 10 mil braçadas. Não seria então muita injustiça colocar toda a responsabilidade na última.

É verdade que a energia no final da prova, a garra para vencer os últimos desafios é fundamental, mas será que um dimensionamento melhor ao longo das outras 9.999 braçadas não traria o tão esperado resultado? Será que um pouco mais de energia no início da prova não teria feito a diferença?

Aí vale a reflexão. Na nossa carreira ou nas nossas empresas, quantas vezes amargamos o fracasso, culpando um ou outro detalhe, uma ou outra decisão?

A verdade é que, seja nas provas de longa distância, seja na vida corporativa, a vitória é construída ao longo de toda a trajetória.

Precisamos tomar consciência de que o desperdício em qualquer etapa do percurso poderá fazer falta no final. Precisamos dar o nosso melhor e investir toda nossa energia, mesmo nos momentos em que a decisão parece ainda estar muito distante.

Quando iniciamos um novo projeto, precisamos ter a visão do todo, nos dedicando ao máximo em cada uma das etapas.

O mesmo devemos levar às nossas equipes. Em nosso papel de líderes temos a responsabilidade de motivar nosso time durante todo o tempo, tendo e passando a certeza de que cada momento é o mais importante.

Não espere uma grande cotação para surpreender seu cliente, não espere a abertura de uma vaga para investir em sua capacitação, não deixe para amanhã o que você PRECISA fazer hoje!

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator