Sistema de Notícias
Publicação

“Comunicação é o processo pelo qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de determinado canal, e ENTENDIDA por um receptor.”
Essa é, sem dúvida, uma das mais simples e conhecidas definições de Comunicação. Apesar de bastante simplista, o conceito reforça um aspecto de fundamental importância: a comunicação só acontece de verdade se a mensagem é compreendida pelo receptor.
Nos últimos tempos, a temática da sustentabilidade ganhou espaço e destaque na Comunicação Empresarial. A maioria das organizações tem tratado de aspectos como transparência, ética, responsabilidade socioambiental, diversidade, entre outros. Termos como stakeholders, redução de emissões, gases do efeito estufa, franquias sociais e biodiversidade são cada vez mais presentes em processos de comunicação, que antes só abordavam produtos, serviços, qualidade e diferenciais competitivos.
Sem dúvida esse é um ganho significativo para uma sociedade cada vez mais exigente e atenta ao papel social das organizações; mas até que ponto nós comunicadores temos feito comunicação e não apenas divulgação? Até que ponto nossos receptores têm conseguido compreender nossas mensagens?
À medida que a sustentabilidade ganha força nas empresas, termos técnicos ligados ao meio ambiente e à responsabilidade social ou ainda indicadores de desempenho econômico têm tornado-se mais comuns, porém temos que nos preocupar em fazer com que nossos públicos os compreendam.
Cabe a nós, profissionais da comunicação, o desafio de conciliar a oferta de novas e abrangentes mensagens com os perfis heterogêneos de nossos novos públicos.

 

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.
tel. (11) 42261900

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator