Sistema de Notícias
Voltar   

Os riscos de se cair no “SUSTENTABILIDÊS”

Comunicação da Sustentabilidade | | 31.10.2011




“Comunicação é o processo pelo qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de determinado canal, e ENTENDIDA por um receptor.”
Essa é, sem dúvida, uma das mais simples e conhecidas definições de Comunicação. Apesar de bastante simplista, o conceito reforça um aspecto de fundamental importância: a comunicação só acontece de verdade se a mensagem é compreendida pelo receptor.
Nos últimos tempos, a temática da sustentabilidade ganhou espaço e destaque na Comunicação Empresarial. A maioria das organizações tem tratado de aspectos como transparência, ética, responsabilidade socioambiental, diversidade, entre outros. Termos como stakeholders, redução de emissões, gases do efeito estufa, franquias sociais e biodiversidade são cada vez mais presentes em processos de comunicação, que antes só abordavam produtos, serviços, qualidade e diferenciais competitivos.
Sem dúvida esse é um ganho significativo para uma sociedade cada vez mais exigente e atenta ao papel social das organizações; mas até que ponto nós comunicadores temos feito comunicação e não apenas divulgação? Até que ponto nossos receptores têm conseguido compreender nossas mensagens?
À medida que a sustentabilidade ganha força nas empresas, termos técnicos ligados ao meio ambiente e à responsabilidade social ou ainda indicadores de desempenho econômico têm tornado-se mais comuns, porém temos que nos preocupar em fazer com que nossos públicos os compreendam.
Cabe a nós, profissionais da comunicação, o desafio de conciliar a oferta de novas e abrangentes mensagens com os perfis heterogêneos de nossos novos públicos.

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.