Sistema de Notícias
Voltar   

Vale a pena?!

Temas diversos | | 01.11.2011




Recentemente, tive a oportunidade de rever um grande filme: À procura da felicidade.

Nele, o ator Will Smith contracena com seu filho e apresenta a história real do vendedor Christopher Gardner.

A obra é tão rica de ensinamentos que poderia, facilmente, render centenas de páginas de considerações e reflexões.

Gardner é um exemplo vivo de dedicação, persistência, fé e, sobretudo, superação. Ele mostra que tudo é possível quando se tem um motivo e que os sonhos podem tornar-se realidade, desde que você esteja, realmente, disposto a alcançá-los.

As lições pessoais e profissionais que podemos tirar do filme vão ficando explícitas a cada cena.

Porém, antes de nos prendermos a este ou àquele ensinamento, antes de focarmos esta ou aquela característica, vale a pena pensar na mensagem oculta do filme: SER “DO BEM” COMPENSA.

Numa época em que a ética é tão desprezada e que a corrupção tornou-se uma prática tão comum, encontrar alguém que venceu e alcançou o sucesso com seu próprio esforço é, no mínimo, inspirador.

Após enfrentar todo o tipo de dificuldades, Gardner se tornou um milionário às custas de sua dedicação e competência.

E aí fica a pergunta: como anda nossa capacidade de acreditar?

Será que a tempestade de más notícias e péssimos exemplos, que recebemos todos os dias nos telejornais, não nos tem contaminado?

Confesso que, ao assistir a saga de Gardner, pensei diversas vezes quando ele desistiria. Mas para a felicidade de todos nós, ele não desistiu!

Este texto, mais que um artigo, é uma homenagem aos muitos e muitas “Christopher Gardners” dispersos pelo nosso país.

Gente que talvez não se torne milionária ou que não alcance o sucesso esperado, mas que todos os dias dá um show de superação e decência na vida.

Gente que luta, que acredita e constrói. Gente que se esforça para ensinar aos filhos que vale a pena ser honesto e que “Deus ajuda a quem trabalha”.

Este texto é um protesto contra todos aqueles que dizem que o “mensalão” ou o caixa dois são práticas comuns no país e que lutar contra eles é hipocrisia.

Por isso, se você é daqueles que, apesar de tudo, ainda acreditam; se você é uma pessoa que insiste em sonhar com um país melhor, um mundo mais digno, saiba que você não está sozinho.

Somos milhares de Gardners e precisamos gritar para todo mundo ouvir: nós não vamos desistir.

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.