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O papel da Alta Gestão na Comunicação Interna

Comunicação Interna | | 03.11.2011




Cada dia é mais comum encontrarmos membros da alta gestão das empresas envolvidos nos projetos e campanhas voltados à comunicação interna e ao endomarketing.

Nada mais pertinente, se considerarmos que o envolvimento das equipes e seu comprometimento com os objetivos da empresa são condição fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Porém, infelizmente, esta realidade ainda está distante de muitas empresas que insistem em considerar a comunicação como despesa e não como investimento.

Este mal crônico tem levado muitas organizações a um estado de estagnação. Estagnação esta que se reflete na postura de seus funcionários e na sua relação com o mercado. A falta de participação da alta direção cria uma cultura de banalização nas relações internas.

Mais que limitar verbas ou recursos destinados às atividades de endomarketing, a falta de visão da comunicação como área estratégica configura-se num péssimo exemplo, levando as gerências a se fixarem cada vez mais no interior de suas fronteiras e a focarem única e exclusivamente sua “parte no processo”.

É mais do que certo que as empresas necessitam agir de maneira integrada e sinérgica, porém esta condição não surge do nada, ela precisa ser construída. E como se cria integração, sinergia, trabalho em equipe, visão holística?

Somente através de um processo transparente e eficiente de comunicação é que as pessoas passam a conhecer e a entender seu verdadeiro papel de clientes e fornecedores internos.

Inúmeras pesquisas mostram que algumas características são fundamentais na formação de um ambiente favorável ao crescimento das equipes. A principal delas refere-se ao “orgulho de pertencer”.

O profissional precisa sentir-se parte de um todo que valha a pena. Ele precisa acreditar e participar dos valores e crenças da empresa.

E aí cabe o velho ditado: “ninguém ama aquilo que desconhece”.

Desta maneira, podemos concluir que a comunicação precisa estar presente em todas as relações na empresa. E esta comunicação só irá fluir, só terá o espaço e a atenção necessária no momento em que a alta gestão assumir esta idéia e tornar-se um agente disseminador desta postura.

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.