Sistema de Notícias
Voltar   

“CHAMANDO PARA CONVERSAR…”

Comunicação da Sustentabilidade | | 28.10.2011




Há algum tempo, estivemos reunidos para mais um encontro do Comitê ABERJE de Sustentabilidade.
Na oportunidade, a mesa redonda foi mediada por Ricardo Voltolini, Editor da Revista Idéia Socioambiental, e por Paulo Nassar, Presidente da ABERJE.
Como convidados especiais participaram Ricardo Amoroso, Presidente do Grupo ORSA, e Alexandre Alfredo, Diretor de Relações Institucionais da GE.
Mais uma vez, o encontro trouxe uma série de reflexões interessantes acerca da sustentabilidade. Porém, desta vez, uma frase colocada por Ricardo Amoroso me chamou especial atenção.
Ao ser questionado sobre as mudanças na comunicação empresarial, motivadas pela ascensão da temática da sustentabilidade na agenda das organizações, o executivo afirmou: “Com o tempo, me convenci de que comunicar é chamar para conversar…”
Em poucas palavras, a frase traz toda a complexidade e os desafios que se apresentam para nós comunicadores.
Precisamos sim “chamar para conversar”. Porém, passamos a conversar com muito mais gente; gente com características e demandas diferentes. São os tais stakeholders no lugar dos shareholders.
Esses novos públicos precisam ser atraídos para a “conversa” através de uma mensagem adequada e adaptada aos seus interesses.
Muitos deles respiram inovação e tecnologia, vivem no ciberespaço e precisam ser alcançados por canais mais ágeis, que vençam a concorrência que a overdose de informações tem trazido.
E mais, precisamos aprender que uma boa “conversa” nasce de um diálogo e nunca de um monólogo. Somente com a abertura de canais para um feedback transparente e produtivo é que essa conversa pode engrenar.
Enfim, esse “chamar para conversar” exige muito de todos nós e precisa de muito compromisso para acontecer de verdade.
A maneira clara e simples com que o Ricardo Amoroso fala dessa “conversa” nos faz acreditar que estamos caminhando na direção correta.

Leandro Tadeu Novi
Leandro Tadeu Novi é Mestre em Comunicação pela Universidade de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Marketing e graduação em Engenharia Eletrônica. Sócio Diretor da Nova Atitude Comunicação, atua há mais de 20 anos nas Áreas de Marketing e Comunicação em empresas de diferentes segmentos. Professor universitário, é editor do Newsletter “O Universo da Comunicação Corporativa” e do Blog “Atitude Sustentável”.